10/06/2020

Career development for researchers - EURAXESS Brazil Webinar series


  • START DATE
    23/06/2020 - 10:30
  • EVENT TYPE
    Webinar
  • LOCATION
    Brazil, Online
  • END DATE
    22/09/2020 - 10:30
  • ORGANISER
    EURAXESS Brazil

*English version below* * Gravações e slides abaixo*

EURAXESS Brazil organizou uma série de 5 webinars sobre temas relacionados ao desenvolvimento de carreira para pesquisadores.

Webinar series Brazil 2020

Trouxemos profisionais qualificados para compartilhar dicas e explicações sobre temas de interesse do nosso público, conforme resultados da pesquisa que realizamos no início de 2020. 

 

1. Como redigir uma boa proposta para obter um financiamento? 23 de Junho

Neste webinar, dois pesquisadores brasileiros com bastante experiência em obter financiamentos internacionais concorridos deram conselhos e dicas sobre como redigir boas propostas para financiamentos de pesquisa. Um dos dois foi até avaliador de projetos para a Comissão Europeia.
Saiba mais sobre os palestrantes: 
- Sibelle Torres Vilaça é geneticista de populações formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em Ciências Biológicas, com mestrado em Genética também pela UFMG. Ela tem doutorado em Biologia Evolutiva pela Università di Ferrara (Itália) e foi bolsista de pós-doutorado pela Alexander von Humboldt Foundation (Alemanha), e NSERC (Canadá). Atualmente tem uma Marie Sklodowska-Curie Individual Fellowship na Itália e trabalha com genômica de tartarugas marinhas brasileiras. 
Bernardo Franklin tem graduação em Biologia, mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelos Institutos Oswaldo Cruz e René Rachou. Vencedor do prêmio de melhor tese da CAPES e de diversos financiamentos internacionais, como a Alexander Von-Humboldt Fellowship e o Starting Grant do European Research Council, ele é hoje Professor de Imunologia e comanda o grupo de pesquisa AG Franklin no Instituto de Imunidade Inata, na Universidade de Bonn, Alemanha.
Veja a gravação do webinar abaixo, bem como os slides de suas apresentações em PDF (Alguns slides foram retirados do vídeo a pedido dos panelistas):

 

Slides Sibelle Vilaça (7.36 MB)

Slides Bernardo Franklin (8.4 MB)

2. Research pitch: sua pesquisa em 5 minutos, 21 de Julho

Neste webinar, convidamos um pesquisador especialista em comunicação científica e com experiência na relação entre arte, ciência, tecnologia e educação para realizar uma apresentação dinâmica e interativa, estimulando o público a aprender a fazer o pitch perfeito dos seus projetos de pesquisa. Saber valorizar a sua pesquisa é essencial para atrair parceiros e conseguir financiamentos.
Saiba mais sobre o palestrante:
- João Silveira é consultor educacional, pesquisador, artista e empreendedor. Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), é mestre (2014) e doutor (2018) em Educação, Gestão e Comunicação Científica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi fellow na Universidade de Harvard entre 2017 e 2019. No campo das artes, João tem uma experiência de 29 anos como dançarino e coreógrafo com várias turnês ao redor do mundo e mais de 4.000 shows. Atualmente, João mora na França, e trabalha como especialista em aprendizagem na Axens - IFP School. É também pesquisador na Universidade do Texas em Dallas (EUA) e da Fiocruz (Brasil), além de trabalhar como artista independente.

Slides João Silveira (4.25 MB)

3. Como escrever e publicar um artigo científico de alto impacto, 25 de Agosto

Neste webinar, convidamos pesquisadores experientes para falar sobre boas práticas na redação de artigos de alto impacto e dicas sobre como conseguir ter seus artigos publicados. Ao final de suas apresentações, uma rodada de perguntas do público foi realizada para esclarecer dúvidas da audiência. Saiba mais sobre os palestrantes:

- Valtencir Zucolotto é Professor Titular no Instituto de Física de São Carlos - IFSC da Universidade de São Paulo (USP), e coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP São Carlos. É membro do Conselho Superior da Inova USP. É presidente da comissão do Portal da Escrita Científica da USP São Carlos e Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Publicou mais de 180 artigos em revistas internacionais, 14 capítulos de livros e 18 depósitos de patentes. Possui mais de 4900 citações e fator H 40 (Web of Science, Scopus). Desenvolveu e ministra anualmente o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês. Desenvolveu cursos online e DVDs em Escrita Científica. Seus vídeos online possuem mais de 600 mil visualizações. É editor da série de livros Nanomedicine and Nanotoxicology - Springer-Nature.

- Miriam Dupas Hubinger é professora titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiências postdoctoral na França e em Portugal. Em 2018 e 2019 faz parte da lista dos pesquisadores mais citados do mundo na área de Agricultural Sciences (HIGHLY CITED RESEARCHER), editada e organizada pela Web Of Science and Clarivate Analytics. É atualmente editora associada da revista Innovative Food Science And Emerging Technologies da Elsevier e da revista Frontiers in Sustainable Food Systems. Crédito foto: @Antonio Scarpinetti - SEC - Unicamp.

Slides Valtencir Zucolotto (4.02 MB)

Slides Miriam Dupas Hubinger (2.14 MB)

4. Como melhorar seu CV, 22 de Setembro

Neste webinar, convidamos profisionais para falar sobre as competências valorizadas por recrutadores nos currículos dos pesquisadores. O tema foi tratado com 2 visões diferentes: a de um avaliador de propostas europeias para trazer o ponto de vista acadêmico, e a de uma recrutadora de uma empresa privada. Ao final das apresentações, uma rodada de perguntas do público esclareceu dúvidas da audiência.  
Saiba mais sobre os palestrantes: 

- Justine Voïta, Gerente de Comunicação e RH, L´Oréal Pesquisa e Inovação Brasil
Franco-brasileira, Justine estudou administração na Audencia Business School, na França, e entrou na L´Oréal em Paris há quase 8 anos como profissional de RH. Ela atuou em projetos de RH e HR Business Partner nas divisões de produtos profissionais de marcas como L´Oréal Professionel e Kérastase e divisão de Cosmética Ativa, de marcas como La Roche-Posay e Vichy. Justine chegou no Brasil em 2019 para cuidar do RH e da Comunicação do Centro de Pesquisa e Inovação da L´Oréal no Brasil. Em 2020, Justine começou a liderar a política RH dos centros de pesquisa e Inovação baseados na América Latina, África e Índia.
- Alessandro Sanches Pereira, pesquisador, avaliador de propostas europeias- 
Professor da Curtin University (Austrália) e Doutor em Planejamento e Gestão Ambiental (Unicamp), com Pós-Doutorado em Planejamento Energético (USP). É Diretor-Executivo do Instituto 17, organização social sem fins lucrativos, e Autor Líder do IPCC (6th AR, WGIII, Chapter 5). Tem prestado assessorias à UNCTAD e atuado em consultorias internacionais. Desde 2016 atua como avaliador de propostas junto à Comissão Europeia, em especial MSCA.

Slides Alessandro Sanches Pereira (2.71 MB)

 

5. Criar oportunidades nos setores não-acadêmicos, 20 de Outubro

Quer expandir sua carreira científica? Nesse webinar bônus, o quinto da nossa série, mostramos como usar o LinkedIn e sua trajetória científica para explorar diferentes oportunidades.
Para isso, convidamos uma pesquisadora com boa experiência em atuar fora da academia e uma especialista em marketing digital para auxiliar pesquisadores a criarem oportunidades em setores não-acadêmicos de modo geral. Elas apresentaram novas carreiras possíveis para pesquisadores e sobre como usar o marketing pessoal para acessar essas oportunidades.
Conheça as palestrantes:
- Ana de Almeida Kumlien, bolsista individual MSCA IT, Instituto Catalão de Pesquisa em Água, Espanha
Ana é microbiologista especializada em inovação no setor de água e comunicação entre pesquisa e sua aplicação na indústria. Ana já trabalhou na Alemanha, Irlanda e Espanha atudando nas áreas de P&D, inteligência de negócios, start-ups e empreendedorismo. Ana atualmente é MSCA IF Fellow no Instituto Catalão de Pesquisa de Água (Espanha), onde trabalha com o tema de resistência microbiana no meio ambiente. Ana realizou um pós-doutorado na área de Operações de Negócios (Trinity Business School, Trinity College Dublin), e doutorado em tratamento de água (School of Biotechnology, Dublin City University) na Irlanda.
- Suellen Machado é jornalista especializada em marketing digital e mídias sociais, com pós-graduação em jornalismo digital, comunicação estratégica e, mais recentemente, análise de dados. Suellen possui mais de 15 anos de experiência em marketing, com passagens por diferentes indústrias, dentre elas empresas de tecnologia no Brasil, Angola e Irlanda e multinacionais como a Coca-Cola Brasil. Paralelamente ao trabalho corporativo, possui experiência na área docente, ministrando treinamentos em marketing digital em Angola e também atuou como professora convidada da disciplina de marketing digital do MBA em Marketing e Vendas da Universidade São Judas Tadeu, em Porto Alegre.

 

Slides Ana de Almeida e Suellen Machado (25.97 MB)

 

------------------------------

EURAXESS Brazil is organising a series of 5 webinars on topics related to career development for researchers. Our objective is to bring professionals to share tips and explanations about topics chosen by our audience in a survey done early 2020. The talks will begin with up to two presentations about a specific theme, followed by a Q&A session. All the webinars will be in Portuguese.

Check the agenda with themes of each edition:

23 June, 10:30: Writting a good proposal for research funding

In this webinar, we invite two Brazilian researchers with great experience in obtaning highly competitive international fundings to give tips and advice about how to write a good proposal. One of then was even evaluator of the famous MSCA Individual Fellowship call.
Webinar in Portuguese.

Check the recording above.

21 July, 10:30: Research pitch: your research in 5 minutes

In this webinar, we invite an expert in science communication and with experience in the relationship between art, science, technology and education to make a dynamic and interactive presentation, encouraging the public to learn how to make the perfect pitch for their research projects. Knowing how to value your research is essential to attract partners and obtain financing.
Webinar in Portuguese but the exercises done by the public will be carried out - writing - in English. Check the recording above.

25 August, 10:30: Writting and publishing a high-impact article

Webinar in Portuguese.
In this webinar, we invite experienced researchers to share good practices in writing high-impact articles and tips on how to get them published. After the presentations, a round of questions from the audience will be held. Speakers:
- Valtencir Zucolotto, University of São Paulo full professor, Scientific editor and Chairman of the USP São Carlos Scientific Writing Portal Committee 
Miriam Dupas Hubinger, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Full Professor of Food Engineering Department, School of Food Engineering. Check the recording above.

22 September, 10:30: Improving your CV

In this webinar, we invite professionals to share what they are looking for in researchers’ CVs and the most common mistakes. Our speakers will bring complementary point of views from the academy and from the private sector.
- Alessandro Sanches Pereira, researcher, EU proposal evaluator
- Justine Voïta, Head of HR & Communication, L´Oréal Research & Innovation Center in Brazil

20 October, 10:30: Creating opportunities in non-academic sectors

In this bonus webinar, the last one of our series, we invite a researcher with good experience working outside the academy and a specialist in digital marketing to assist researchers in creating opportunities in non-academic sectors.
- Ana de Almeida Kumlien, MSCA IF fellow, Spain
- Suellen Machado, journalist specialized in digital marketing